Análises dos meios de comunicação

Data da pesquisa: 27/04/2015

O Projeto

O Inter-Meios é uma iniciativa dos meios de comunicação, coordenada pelo Grupo Meio&Mensagem, com o objetivo de divulgar, em números reais, o volume do investimento publicitário em mídia no Brasil.

Referência para o mercado desde 1990, o Projeto Inter-Meios conta com a participação dos principais veículos e grupos de comunicação, que representam aproximadamente 90% do investimento em mídia no país.

Através dos números apresentados, mês a mês, é possível saber a participação de cada tipo de mídia no volume nacional e regional.

São consolidados os investimentos nas mídias: Jornal, televisão, rádio, TV por Assinatura, revista, cinema, Guias e Listas, internet e mídia exterior (outdoor, painel, digital-out-of-home, mobiliário urbano e móvel).

Todas as informações fornecidas pelo Projeto Inter-Meios são relevantes para os veículos de comunicação, agências e anunciantes, ajudando a balizar os esforços de vendas, fornecendo uma noção mais clara da distribuição da verba publicitária e do comportamento do mercado ao longo dos anos.


TV por assinatura e mídia exterior continuaram puxando o crescimento dos veículos brasileiros em setembro de 2014. O relatório do Projeto Inter-Meios referente aos nove primeiros meses de 2014 revela que, no período, os dois meios foram o que registraram o maior aumento de faturamento publicitário.

Considerando o faturamento total de todos os meios analisados pelo projeto, o mercado publicitário brasileiro angariou um total de R$ 24,917 bilhões entre janeiro e setembro deste ano. O número é 9,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2013.

No período analisado, a TV por assinatura conseguiu ampliar em 34,9% seu faturamento na comparação com o intervalo de janeiro a setembro de 2013. A mídia exterior também manteve o bom desempenho registrado ao longo de todo o ano, conseguindo um aumento de 27,8% no faturamento publicitário.

Também foram positivos os desempenhos da TV aberta, que teve alta de 14% em seu faturamento; de Cinema (aumento de 7,7%) e rádio (alta de 5,6%).
Sofreram retração no faturamento de janeiro a setembro os meios Guias e Listas (-34,3%), Revista (-15,6%), Jornal (-9,2%) e Internet (-7%)